Instalando o JDK 6 (Java Development Kit) manualmente.

Olá pessoas! Depois de alguns me perguntarem a respeito de como instalar o JDK no Ubuntu/Kubuntu Linux manualmente (sem usar o recurso do synaptic (apt-get)), resolvi fazer esse pequeno tutorial. Vamos mãos a obra, melhor ao teclado :)... Como se trata de um arquivo binário, teremos que fazer o "árduo" trabalho no terminal/console.

Primeiramente, baixe o JDK direto do site da Oracle, baixe no formato jdk-6u27-linux-x64.bin (para o S.O. em 64 bits) ou jdk-6u27-linux-i586.bin (para o S.O. em 32 bits).



Por conveniência acho melhor instalar o JDK na pasta o usuário, se fizermos uma nova instalação, não precisaremos instalá-lo novamente :D. Sendo assim, crie a pasta "opt" dentro da pasta do usuário e depois copia o arquivo para o mesmo.


Detalhes nos comandos usados:
  1. mkdir > crio a pasta opt
  2. cd Downloads > acesso a pasta aonde vou "baixado" o arquivo
  3. cp jdk-6u27-linux-i586.bin ../opt > copio o arquivo que está na pasta "Downloads" para a pasta "/home/telmo/opt/", esse ../opt seria um atalho :), já que a mesma está um nível acima de Downloads.
  4. ls ../opt > o 'ls" lista diretório, uso o mesmo para conferir se o arquivo foi copiado.
Depois dá a permissão de execução no arquivo e posteriormente executa o mesmo. Esse processo irá descompactar o pacote e criar a pasta: jdk1.6.0_27. Após descompactar, cria um link simbólico para a pasta (quando sair alguma versão mais nova, basta mudar o pacote como um todo, sem a  necessidade de alterar os arquivos de configurações e/ou programas).



Detalhes nos comandos usados:
  1.  chmod u+x jdk-6u27-linux-i586.bin > O comando chmod, é usado no mundo Unix para "dá" permissões em arquivos/diretórios, nesse caso estou dando ao usuário (u) a permissão de execução no arquivo (x). Detalhe, o arquivo jdk-6u27-linux-i586.bin, ficou verde após o uso do chmod... assim indicando que o mesmo é um executável :D.
  2. ./jdk-6u27-linux-i586.bin > O ./ faz a execução de arquivos, geralmente .bin e/ou .sh
  3. ln -s jdk1.60_27/ jdk > O ln -s, faz a criação do link, onde o "jdk", é o mesmo "jdk1.60_27". Detalhe, se você apagar o "jdk", não estará apagando o diretório "jdk1.60_27" :D.
Agora, abre o arquivo .basrhrc (arquivo oculto) que está dentro do diretório raiz do usuário, e adicione as linhas (preferencialmente) no final do arquivo:

#JAVA
export J2RE_HOME=/home/telmo/opt/jdk
export JRE_HOME=/home/telmo/opt/jdk
export JAVA_HOME=/home/telmo/opt/jdk
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$J2RE_HOME/bin:$PATH


*Detalhes: Não esqueça de alterar o nome "telmo" para o usuário em questão; usei o kate (do KDE) para alterar o arquivo, se quiser pode usar o "gedit /home/telmo/.bashrc".


Agora feche o terminal e abre novamente e faça o teste: java -version. Pronto! Espero que tenha funcionado :D.


Comentários

  1. Valeu Telmo muito bom o tutorial... funcionou certinho!

    ResponderExcluir
  2. Bom post Telmo. Ajudou muito. Continue assim....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alterando a senha do usuário padrão do PostgreSQL

Quanto custa ter um carro