O que fazer quando a internet do Cliente está com problemas?

<Fiz esse tutorial há 3 anos, achei interessante compartilhar>
 

Segue alguns passos:
  • Verificar se as luzes indicadoras (leds) estão funcionando perfeitamente, como ver isso: Se as luzes não estão ligadas constantemente (sem piscar (fixas)), ou só algumas luzes funcionam, algo intermitente, ou estão apagadas (se for o caso o problema poderá ser na fonte de alimentação ou o equipamento).
    • Se isso acontecer alguns dos problemas anteriores (salvo o problema do modem não ligar), pedir para desligar e ligar o aparelho e verificar se o problema foi corrigido, se sim pede para o verificar se os aparelhos estão em um local arejado (bem ventilado, e com temperatura ambiente), se a energia elétrica está bem estabilizada e dentro da margem de voltagem adequada. Esse problema é comum em alguns modelos de equipamento com mais de 1 ano e meio de uso, nesse caso o recomendável é realizar a troca do mesmo.
    • Se o problema persistir, verificar a voltagem de entrada no equipamento, ver a temperatura, e se o mesmo não está ligado junto com outro aparelho (digo “grudado” um no outro, assim fazendo aumentar a temperatura de ambos). Se a luz de sinal ADSL tiver apagado, pedir para ligar para a operadora de telefonia responsável pela conexão com a internet, para verificar o motivo.

  • Se as luzes tiver funcionando em conformidade (como, adsl sincronizadas, placa de rede em funcionamento), pedir para desligar os aparelhos, aguarda 1 minuto e ligá-los novamente. Se resolver, o problema pode está no software do modem. Se não resolver, ligar para o operador de acesso e verificar o status da conta, se a mesma está habilitada e ligar para a operadora de telefonia e ver a qualidade do link, mesmo seguindo esses passos o problema persistir ir ao local e fazer as verificações:
  • Ver se os equipamentos estão funcionando em perfeito estado, ou seja, não está travando; reiniciando intermitente; se o sinal adsl esta funcionando, sem quedas; se os cabos estão ligados corretamente; temperatura dos equipamentos esta de acordo; se os equipamentos estão ligados corretamente.

  • Após as verificações, ver as configurações do MODEM, como: login e senha, VPI, VCI, endereço IP, servidor DHCP, perda de pacotes entre os computadores (usando o ping), entre outras.

  • Antes de realizar o reset do equipamento, tentar salvar as configurações já estabelecidas, como: endereço IP, servidor DHCP, DNS, se tem configurações de NAT, entre outros, após isso faz o reset e reconfigura o equipamento.

Obs.: Não esquecer de verificar se as configurações de conexão com a internet não está em outro equipamento, como roteador sem-fio, servidor, roteador VOIP. Anotar o login e senha do equipamento (para acessar a pagina de configuração), endereço IP, nome e senha da rede sem-fio (se tiver), login e senha do provedor, entre outros.


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